• Что бы вступить в ряды "Принятый кодер" Вам нужно:
    Написать 10 полезных сообщений или тем и Получить 10 симпатий.
    Для того кто не хочет терять время,может пожертвовать средства для поддержки сервеса, и вступить в ряды VIP на месяц, дополнительная информация в лс.

• Пользаватели которые будут спамить, уходят в бан без предупреждения. Спам сообщения определяется администрацией и модератором.

• Гость, Что бы Вы хотели увидеть на нашем Форуме? Изложить свои идеи и пожелания по улучшению форума Вы можете поделиться с нами здесь. ----> Перейдите сюда
  • Все пользователи не прошедшие проверку электронной почты будут заблокированы. Все вопросы с разблокировкой обращайтесь по адресу электронной почте : info@guardianelinks.com . Не пришло сообщение о проверке или о сбросе также сообщите нам.

Neuron AI: O Framework PHP de Inteligência Artificial ?

Lomanu4 Оффлайн

Lomanu4

Команда форума
Администратор
Баллы
155
Neuron AI é um framework para lidar com IA usando PHP puro ou seus diversos frameworks como o Laravel ou Symfony. Neuron AI foi criado por Valerio Barbera

Пожалуйста Авторизируйтесь или Зарегистрируйтесь для просмотра скрытого текста.

da equipe do software inspector.dev, uma ferramenta de observabilidade PHP. Com este framework é possível trabalhar com AI de uma maneira muito flexível e prática usando PHP. Neste repositório, estou abordando os aspectos mais importantes do framework e do mundo da IA, onde é possível fazer tudo o que fazemos em outras linguagens de programação, como Node, Python ou Go, mas tudo usando o glorioso PHP em sua melhor forma.

Para isso, eu irei usar o PHP puro, pois assim acredito que conseguimos realizar os testes de forma mais simples e sem acoplamento de muitas coisas. Então será necessário que você tenha o PHP rodando na sua versão 8+ e o Composer para assim começarmos a trabalhar com o projeto. Outros requerimentos serão o Ollama para rodarmos o nosso LLM de forma local sem gastar dinheiro com serviços de nuvem (mas isso não te impede de usar uma outra API como o ChatGPT ou Claude).

Introdução

Cara, eu estou realmente muito empolgado escrevendo esse artigo porque eu sei como isso é importante para a comunidade do PHP. Sabendo que agora temos um framework que é tão flexível e desacoplado, eu consigo ver um futuro enorme para a nossa linguagem preferida e a forma como usamos ela para trabalhar com AI. É importante ressaltar que o PHP já possui alguns frameworks para trabalhar com AI como: LLPhant, PHP-ML, TensorFlow PHP e Rubix ML.

Mas eu realmente acho que o Neuron AI, dentro do que eu vi dos outros frameworks, sai na frente em questão de flexibilidade e pouca dependência. Portanto, é um novo projeto open source e eu convido vocês a irem ao GitHub dessa maravilha e já deixar uma estrela ou mesmo ajudar a contribuir. O que mais me faz acreditar nesse projeto é que foi algo criado por pessoas que já têm um histórico sólido e profissional com PHP e na comunidade open source. Segue o link do repositório Neuron AI:

Então aqui nesse artigo eu vou criar com vocês uma mini aplicação de AI que vai contar piadas e vai retornar também o tipo da piada. Massa demais, né?

Posteriormente, irei escrever mais artigos explicando como funcionam os Agentes MCP, RAG, Vector Store, Chat e muito mais! Será um conteúdo denso, então eu pretendo escrever uma série de artigos sobre o tema.

Sem mais delongas, vamos começar a parte DIVERTIDA!

Sumário

• Conceitos chave e instalação dos pacotes
  • Agentes de AI com PHP
  • Ferramentas e chamadas de funções
  • Saída de dados estruturadas
Conceitos chave e instalação

Basicamente, o Neuron AI funciona com Agentes. Essa é uma das classes principais que utilizamos para criar um agente de inteligência artificial. Então, após criar a sua classe e implementar o seu agente, é possível configurar ele e dar a ele uma "personalidade" e "funções", assim como damos um contexto quando criamos uma janela no ChatGPT. Mas, nesse caso, é você que define e deixa isso chumbado no código, abrindo a possibilidade de podermos criar diversos agentes para regras de negócio específicas.

Nesse caso, será necessário ter o Ollama rodando no seu computador. Para isso, eu te convido a ler esse primeiro artigo de minha autoria. Nesse artigo, eu ensino como instalar e usar o Ollama, que é praticamente o mesmo processo para usarmos com o NeuronAI:

Tutorial | Usando Deepseek no Visual Studio Code de graça ?

Após ter o Ollama instalado, será necessário rodar esse comando:

composer require inspector-apm/neuron-ai

Agente de AI

Vamos criar um agente de AI que vai ajudar a gente a fazer umas piadas, sabe? No estilo tiosão de churrasco. Crie agora um arquivo chamado AgenteComediante.php dentro de uma pasta src e copie e cole o seguinte código:

<?php

namespace src;

require_once __DIR__ . '/../vendor/autoload.php';

use NeuronAI\Agent;
use NeuronAI\SystemPrompt;
use NeuronAI\Providers\Ollama\Ollama;
use NeuronAI\Chat\Messages\UserMessage;
use NeuronAI\Providers\AIProviderInterface;

class AgenteComediante extends Agent
{
public function provider(): AIProviderInterface
{
return new Ollama(
url: '

',
model: 'qwen3:1.7b', # adicione aqui o modelo que baixou
);
}

public function instructions(): string
{
return new SystemPrompt(
background: [
'Você deve agir como um comediante Brasileiro',
],
steps: [
'Você usa a linguagem Português Brasileiro',
],
output: [
'A sua piada tem um texto bem divertido para dar contexto'
]
);
}
}

$response = AgenteComediante::make()->chat(
new UserMessage("Olá, me conte uma piada!")
);

var_dump($response->getContent());
Ferramentas ou chamada de funções

Após rodar o código, será possível ver o seu agente de AI agindo como um tiosão e fazendo uma piada que pode ser boa ou ruim hahaha. Isso vai depender de muitas coisas, mas principalmente do tanto de parâmetro que a sua AI tem. Caso ela tenha mais parâmetros, é possível que a piada saia mais engraçada.

Mas para resolver essa limitação, o Neuron Framework conta com uma feature muito boa que são as chamadas "Tools" ou também "Function Call". Isso é basicamente uma forma de pegar dados de outro lugar ou respostas e adicionar à sua AI, dando assim a ela mais "poderes" e possibilitando uma resposta mais inteligente e com um contexto maior. Então vamos adicionar um novo método na nossa classe. Copie e cole essas linhas de código:

protected function tools(): array
{
return [
Tool::make(
'pegar_piadas',
'Recuperar as piadas',
)->setCallable(
new BuscarPiada()
)
];
}

E adicione isso no steps para garantir que vai usar a tool:

steps: [
'Você usa a ferramenta disponível',
'Você usa a linguagem Português Brasileiro'
],

Crie um novo arquivo chamado BuscarPiada.php, copie e cole, e não se esqueça de importar a nova classe dentro do agente:

<?php

namespace src;

use GuzzleHttp\Client;

class BuscarPiada
{
protected Client $client;

public function __construct()
{
$this->client = new Client([
'base_uri' => '

',
'headers' => [
'accept' => 'application/json',
]
]);
}

public function __invoke()
{
$resposta = $this->client->get('/random_joke');

if ($resposta->getStatusCode() !== 200) {
return 'Error :(';
}

$resposta = json_decode($resposta->getBody()->getContents(), true);

$piada = '';
$piada .= 'tipo: ' . $resposta['type'] . PHP_EOL;
$piada .= 'setup: ' . $resposta['setup'] . PHP_EOL;
$piada .= 'punchline:' . $resposta['punchline'] . PHP_EOL;

return $piada;
}
}
Respostas estruturadas

Após adicionar as tools, é possível ver que realmente o nosso código já retorna algo bem interessante, pois pega o que vem da API em inglês, traduz para português e depois gera a nossa piada. Mas ainda podemos reparar que as respostas não têm padrão, gerando assim uma string muito confusa e sem sentido. Além disso, a gente ainda fica vendo os pensamentos da AI e isso não é nada user-friendly. Para resolver isso, o Neuron tem um conceito chamado resposta estruturada, que são schemas e são mapeados via classe. Então vamos implementar isso e deixar a resposta formatada e sempre legível.

Crie um arquivo chamado Piada.php e copie e cole. Não se esqueça de importar a classe dentro do agente:

<?php

namespace src;

use NeuronAI\StructuredOutput\SchemaProperty;

class Piada
{
#[SchemaProperty(description: 'Contexto da piada', required: true)]
public string $tipo;

#[SchemaProperty(description: 'Questionamento da piada', required: true)]
public string $setup;

#[SchemaProperty(description: 'Porque de ser engraçado', required: true)]
public string $punchline;
}

Adicione este método dentro do agente:

protected function getOutputClass() : string
{
return Piada::class;
}

E altere a resposta para:

$piada = AgenteComediante::make()->structured(
new UserMessage("Olá, me conte uma piada!")
);

echo 'Aqui está a sua Piada :D' . PHP_EOL;
echo 'Tipo: ' . $piada->tipo . PHP_EOL;
echo 'Introdução: ' . $piada->setup . PHP_EOL;
echo 'Punchline: ' . $piada->punchline . PHP_EOL;
Conclusão

Esse é um exemplo do que pode ser feito com a AI. Nos próximos artigos vamos explorar o RAG, MCP Server e, para fechar com chave de ouro, Chat e Embeddings. Com o Neuron AI vai ser possível criarmos aplicações totalmente funcionais com AI, e tudo isso usando PHP, seja com frameworks ou de forma pura. Fique ligado para os próximos artigos onde vamos nos aprofundar mais e mais e vamos criar uma AI cada vez mais funcional e com diversas funcionalidades incríveis.

Aqui está o código do projeto e outros códigos que fiz sobre AI:

Referência

[

]

Вверх Снизу